O que é o flash drying?
Se está familiarizada com o Método Curly Girl é provável que já tenha ouvido o termo “Flash Drying”. Se nunca ouviu o termo irá ouvir de certeza.
Mas afinal o que é Flash Drying?
Flash Drying é algo muito fácil de identificar quando acontece, mas é muito difícil de explicar em palavras.
O termo já diz o que na realidade acontece:
Flash = Instantâneo + Drying = Secagem
Acontece, sobretudo, quando aplicamos um produto nos cabelos molhados e temos uma sensação de perda instantânea de água no cabelo, que apesar de estar “molhado”, de repente fica seco, com frizz, opaco e com aspecto frágil, áspero e sem vida.
O que causa a secagem rápida?
O nosso cabelo tem porosidade (baixa ou alta). O que significa que tem a capacidade de absorver ou perder água com maior ou menor facilidade.
O Flash Drying acontece quando por algum motivo específico (ou uma combinação de város motivos) o cabelo perde moléculas de água de forma abrupta e repentina.
Existem vários fatores que podem influenciar e termos um Flash Drying:
- ingredientes;
- húmidade do meio ambiente;
- a dureza da água. A água dura contém uma maior quantidade de iões de cálcio e magnésio. Esses iões podem-se acumular na superfície da cutícula capilar. Esse acúmulo vai impedir que certas moléculas penetrem no fio de cabelo, o que pode desencadear o Flash Drying.
Que tipo de ingredientes causam a secagem rápida?
Se já aconteceu ter um Flash Drying mas não sabe a causa do seu problema verifique a lista de ingredientes dos seus produtos de definição e verifique se tem os seguintes ingredientes:
- Glicerina
A glicerina está presente em um grande número de produtos de cosméticos. É um hidratante poderoso e muito eficaz. No entanto, é o principal ingrediente responsável pelo Flash Drying.
Mas porque acontece?
A glicerina é um umectante. A sua função é atrair a húmidade do ambiente para o nosso cabelo. Quando não há humidade suficiente no ar, a glicerina extrai a água do único local onde está disponível, ou seja, do cabelo, causando o efeito contrário ao que pretendíamos alcançar.
- Aloe vera
Aloe é um ingrediente maravilhoso com inúmeras propriedades para o cabelo.
É composto principalmente por vários amidos e também contém uma molécula de proteína composta por aminoácidos essenciais. Está comprovado que o Aloe Vera é um ingrediente que causa secagem rápida com relativa frequência, a razão exata pela qual isso acontece é desconhecida. Acredita-se que ocorra um efeito sinérgico de moléculas de amido e proteínas.
Estas moléculas são capazes de reter e atrair grandes quantidades de água dos cabelos, induzindo uma perda repentina de água.
- Polímeros
Os polímeros também são um ingredientes comuns em cosméticos capilares. Estes criam uma camada protetora na fibra capilar que geralmente ajuda a tornar o cabelo maleável e macio.
São muito eficazes para isolar os cabelos da humidade do meio ambiente e evitar o frizz, mas é justamente essa propriedade que se pode voltar contra nós e causar o temido Flash Drying. O mais comum em produtos capilares é o PVP.
Nota: Os produtos Aurea Curly não contém polímero-acrílicos.
Como evitar a secagem rápida?
O Flash Drying não se deve a um único fator, mas sim a uma combinação de vários fatores.
Algumas dicas para reduzir ao máximo as possibilidade de isso acontecer:
- aclarar bem todos os produtos que colocamos no cabelo(shampoo, condicionador e máscara);
- eliminar qualquer tipo de acumulação com regularidade e para isso temos que aclarar (usar Clarificante);
- cuidar do nosso cabelo. A secagem rápida ocorre com maior facilidade em cabelos danificados (porosidade alta).
Em qualquer caso, o Flash Drying não é um dano irreversível nos cabelos. Se em algum momento isso acontecer, basta lavar os cabelos com um bom shampoo Clarificante que elimine os restos do ingrediente conflituante e tentar detectá-lo e tentar não o voltar a utilizar no futuro.
Veja alguns dos Clarificantes que a vão ajudar a eliminar esse ingrediente do seu cabelo aqui: